Programas de combate à obesidade mudam a vida de crianças e adultos

Mova-se e SOS Balança, do Centro de Qualidade de Vida da Clinipam, têm resultados expressivos em 2019 A obesidade ainda desafia a saúde pública no Brasil.

Mesmo com mudanças nos hábitos alimentares – o consumo de frutas e hortaliças cinco vezes ao dia aumentou em 15% nos últimos dez anos -, os problemas com sobrepeso continuam preocupando médicos e a própria população.

De acordo com a Vigitel (Pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde, o índice de obesidade passou de 11,8% para 19,8% entre 2006 e 2018. A inclusão de itens saudáveis no prato ainda não é suficiente para superar o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar.

É por isso que a conta não fecha.

Vale lembrar que os quilinhos a mais na balança não representam somente um incômodo estético.

A obesidade é relacionada a doenças como hipertensão e diabetes, além de abrir precedente para outros problemas como o AVC (acidente vascular cerebral).

Somada ao estilo de vida moderno, onde o sedentarismo predomina, interfere diretamente na qualidade de vida dos brasileiros. Menos peso e mais qualidade de vida Modificar hábitos de vida é um plano a longo prazo, que não acontece de um dia para o outro.

Mas a dificuldade em manter uma rotina de exercícios e boa alimentação pode ser superada com o apoio de equipes multidisciplinares.

Esse é o foco dos programas realizados pelo Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam.

A unidade é especializada na prevenção e controle de doenças crônicas, entre elas, a obesidade.

Hoje, possui três programas voltados à perda de peso: o Ser Saudável, dirigido para os colaboradores da operadora; o Mova-se, voltado para as crianças, adolescentes; e o SOS Balança, destinado para os adultos.

Os três foram criados para estimular a mudança de hábitos, por meio do incentivo à adoção de uma alimentação saudável e da prática de exercícios.

Com duração de quatro meses e encontros quinzenais em grupo, os programas combinam atividades lúdicas e palestras realizados por uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

Mova-se Na edição deste ano, o grupo de crianças e adolescentes do Mova-se eliminou 32 quilos.

Entre elas, Laura Chimenes Zamboni, de 8 anos, que participa do programa há um ano.

Com o apoio da mãe, Cristiane Regina Chimenes, os alimentos saudáveis passaram a fazer parte da rotina de Laura.

“Fomos vencendo juntas os desafios que iam sendo inseridos no cotidiano, como montar pratos mais coloridos e ter a geladeira sempre repleta de frutas, verduras e legumes.

Passei a incluir duas opções de frutas e explico a importância de comer o que foi mandado”, conta Cristiane. SOS Balança Com 66 participantes em 2019, o programa atingiu um resultado que merece muita comemoração: foram eliminados 222 quilos.

“O peso eliminado é apenas uma consequência.

Notamos grandes avanços na mudança de comportamento, como uma alimentação balanceada e o abandono do sedentarismo.

Além disso, notamos a melhora na autoestima e no humor dos participantes, que também são importantes para a saúde e qualidade de vida”, atesta Bruna Bastos (CRP 08-23617), psicóloga do CQV.

A dona de casa Claudia Meneses, que participou do SOS Balança, fala mais sobre sua mudança.

“Eu não comia legumes e verduras, porque nunca tinha experimentado.

Aprendi como preparar a alimentação e a fazer o prato.

Mas a lição mais importante do SOS Balança foi cultivar o amor próprio.

Aprendi a importância de me cuidar e que minha saúde está em primeiro lugar”, finaliza. Direção Clinipam: Dr.

Gilton Guilgen: CRM 6838 Dr.

Cadri Massuda: CRM 6310
Categoria:Paraná